Porto Belo entrega dispositivos Sparks para a Guarda Municipal

O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Segurança Pública realizou nesta segunda-feira (31) a entrega oficial de quatro kits com dispositivo elétrico incapacitante Spark z2.0 (kit elite), similar às tecnologias dos Tasers. Na oportunidade também foram entregues cinco unidades de spray de agente pimenta Advantage Max (coletivo). O investimento para a compra dos equipamentos ultrapassou R$44 mil.
As Sparks são dispositivos não letais, que emitem pulsos elétricos a distância (entre dois e oito metros), com altíssima voltagem (50 mil volts) e baixa amperagem, desenvolvida pela brasileira Condor similar às tecnologias dos Tasers produzidos nos Estados Unidos e na China.
A entrega foi realizada durante o curso para uso das Sparks, ministrado pelos instrutores Junior e Karina, da Guarda Municipal de Florianópolis, capacitados pela própria empresa Condor. Ao total, seis guardas de Porto Belo participaram do curso para uso deste dispositivo.
O prefeito Joel Lucinda destaca que o objetivo principal é sem dúvidas o treinamento e armamento da Guarda Municipal, mas o processo esbarrou em questões burocráticas e por isso, a opção pelas Sparks. “O processo do armamento encontrou algumas questões burocráticas que tem impedido o andamento, mas nós não podemos ficar parados. Optamos pela aquisição das Sparks e estamos trabalhando na compra de outros equipamentos não letais, que facilitam o trabalho da Guarda Municipal, buscando a segurança da comunidade e da própria Guarda Municipal, que está nas ruas à serviço da nossa população. De qualquer forma, o dispositivo só deve ser usado em último caso” – destaca.
A cada vez que se aperta o gatilho, são lançados dois dardos, conectados ao alvo por fios. O efeito se dá sobre o sistema neuromuscular, incapacitando a pessoa por 5 segundos, que é o tempo de duração de cada disparo. Passado esse intervalo, o dispositivo trava automaticamente. A recomendação da Condor, empresa fabricante, é que sejam feitos no máximo dois disparos contra uma mesma pessoa.
O equipamento também pode ser usado em contato direto com a pele, provocando apenas dor. Qualquer utilização fica registrada na memória, para averiguações no caso de suspeita de mau uso.