APA – Ponta Araçá

A Área de Proteção Ambiental da Ponta do Araçá (APA da Ponta do Araçá) está localizada no extremo leste do município de Porto Belo. Criada através do Decreto 395 de 30 de abril de 2008, com aproximadamente 140,7 hectares, a APA da Ponta do Araçá é uma unidade de conservação de uso sustentável que ainda não possui Plano de Manejo.

Para subsidiar a implantação da referida UC e elaboração do seu Plano de Manejo, foi contratado um Plano Básico de Zoneamento Ambiental, elaborado pela empresa Caruso Jr. Estudos Ambientais e Engenharia, durante o ano de 2007. Os diagnósticos ambientais elaborados no âmbito do trabalho supracitado, no entanto, não resultaram em informações suficientes para subsidiar adequadamente a elaboração do Plano de Manejo da APA, seja em função do esforço amostral ou mesmo do escopo enfocado pelos estudos e levantamentos específicos de campo.

Dentro deste contexto, se insere o presente projeto de pesquisa e desenvolvimento, em atendimento ao Termo de Referência 001/2009, elaborado pela Prefeitura Municipal de Porto Belo no intuito de orientar os limites de estudos para a elaboração de pesquisa dos meios biológicos, físicos e antrópicos para subsidiar a elaboração de uma proposta de gestão e planejamento da APA da Ponta do Araçá, através de um Plano de Manejo.

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE ARQUIVOS