Porto Belo Celebra 100 Anos da Escola Catarina Benedita Guerreiro em noite de homenagens

Na última segunda-feira (30), a comunidade de Porto Belo se reuniu para celebrar o centenário da Escola Municipal Catarina Benedita Guerreiro, localizada no bairro Balneário Perequê. Em uma cerimônia realizada de forma conjunta com a Câmara de Vereadores, o Governo Municipal através da Secretaria de Educação prestou homenagens a funcionários e ex funcionários, que participaram de alguma forma da construção da história desta unidade escolar. A instituição, teve sua origem humilde em 15 de fevereiro de 1923, quando Dona Catarina, esposa de Seu Zico Guerreiro, decidiu abrir sua casa para lecionar às crianças da comunidade. Esse gesto generoso marcou o início de um sonho: estabelecer uma escola na região. Durante anos, a casa de Dona Catarina serviu como local de aprendizado para as crianças da comunidade. Foi somente com o auxílio de João Abrahão, um amigo solidário, que um terreno foi cedido para a construção de uma sede própria, concretizando o sonho de todos. A escola, uma das mais antigas do litoral norte catarinense, foi batizada de Catarina Benedita Guerreiro em homenagem à primeira professora, embora também tenha sido conhecida como “Isolada de Guerreiros,” “Desdobrada de Guerreiros,” e “Alair Silva de Guerreiros” ao longo dos anos. Além das homenagens, foi apresentado oficialmente um projeto que marca um novo capítulo na história da Escola Catarina Benedita Guerreiro. O plano de construção de uma nova sede da escola durante a cerimônia de homenagem aos 100 anos da instituição. A obra, programada para iniciar nos próximos meses, visa atender à crescente demanda de alunos no bairro Balneário Perequê e do aumento populacional no município nos últimos anos. A demolição do antigo prédio, que enfrentava problemas estruturais, já foi realizada, preparando o terreno para a construção da nova sede.
A noite de celebração do centenário não apenas homenageou o passado, mas também visando um futuro promissor da escola na educação de Porto Belo.