Continuam as tratativas para manutenção e liberação do acesso alternativo entre Porto Belo e Bombinhas
Continuam as tratativas entre Porto Belo e Bombinhas para a manutenção e liberação do acesso alternativo, como opção para diminuir os congestionamentos em ambas as cidades, principalmente durante a temporada de verão. Na última semana ocorreu no Centro Administrativo, em Porto Belo, uma reunião para alinhar os próximos passos a serem seguidos, já que a equipe esteve em conversa anterior com o procurador do Ministério Público Federal da Região de Itajaí Andrei Mattiuzi Balvedi.
Com o objetivo de discutir mobilidade urbana no Município de Porto Belo, considerando o acesso alternativo ao Município de Bombinhas e considerando as ponderações do procurador do Ministério Público, a equipe avança para realizar a manutenção e posterior liberação do acesso já existente, que possui aproximadamente 5 KM e compreende o ponto de captação de água do Município de Bombinhas até o antigo CTG, no Bairro Vila Nova, Município de Porto Belo, onde já era comum a passagem de veículos. Neste sentido, os dois Municípios se reuniram juntamente com seus órgãos ambientais a fim de buscar autorização para fins de manutenção da via existente, no intuito de minimizar os problemas enfrentados, priorizando sempre a preservação do meio ambiente.
Estiveram na reunião de alinhamento o prefeito de Porto Belo Joel Lucinda, a procuradora geral do Município Gilmara Monteiro Baltazar, o presidente da Famap Francis Pinheiro, o procurador da Famap Ricardo Cavalheiro, o vice-prefeito de Bombinhas Alexandre da Silva, o procurador geral de Bombinhas Ramon Souza, o presidente da FAMAB Flávio Steigleder Martins e o procurador da FAMAB Eric Luiz da Silva.
Os congestionamentos entre Porto Belo e Bombinhas tem se intensificado por conta do aumento populacional em ambas as cidades. A fim de minimizar os problemas, os dois Municípios já implementaram diversas estratégias, inclusive, proibindo a entrada de veículos de grande porte e circulação de ônibus na grande parte do período do dia durante o verão, porém as medidas não acarretam melhoria no trânsito.