Porto Belo realiza operação para limpeza de vias públicas
Lixos e entulhos acumulados são jogados de forma irregular pela população em diferentes bairros
O Governo do Município de Porto Belo realizou na última semana uma operação de limpeza para recolhimento de lixo e entulhos que são jogados de forma irregular em vias públicas.
A operação foi realizada pelas equipes da Fundação do Meio Ambiente – Famap e Secretaria de Obras. Ao total, foram recolhidos oito caminhões com restos de móveis, entulhos e restos de podas de árvores em dois dias de operação. Além do recolhimento, a equipe instalou placas informativas, indicando que é proibido jogar lixo no local.
O prefeito Joel destaca que a operação foi realizada por conta da quantidade de lixo presentes nas vias públicas e pede consciência por parte da população. “Encontramos uma quantidade muito grande de lixo e entulhos em calçadas e vias públicas, jogados de forma inadequada pela população. O Município realiza o recolhimento de móveis em desuso, mas entulhos como restos de obras e galhadas é de responsabilidade do morador, que deve contratar um tele entulho ou levar até um destino adequado. Nós precisamos de união quando o assunto é cuidar da nossa cidade e jogar lixo em qualquer lugar, além de ser prejudicial ao meio ambiente, deixa a cidade feia e suja” – alerta o prefeito, que também lembra que em alguns locais, o lixo voltou a ser jogado, imediatamente após o recolhimento.
Nesta primeira ação de limpeza, foram recolhidos entulhos dos bairros Jardim Dourado, Balneário Perequê e Vila Nova, considerados os bairros mais críticos. O lixo foi encaminhado para uma empresa responsável, que dá a destinação correta para cada material.
O Município de Porto Belo conta com a Lei Municipal nº 2.976/2021, que trata da colocação de materiais de construção, descarte de entulhos em geral, podas e lixos nas calçadas e vias públicas, bem como qualquer obstrução de passeio público. Ao constatar o descarte irregular de lixo, o ideal seria fotografar e filmar para reunir provas, as pessoas serão notificadas e terão o procedimento administrativo/fiscal realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano.
O Governo também possui contrato para recolhimento de móveis em desuso com a empresa WANAT Coleta Seletiva. Evitando que lixo fique nas ruas, os moradores podem indicar o local para recolhimento através do telefone (48) 3267 0055.