Mais próximo do alfandegamento – Porto Belo assina contrato com iniciativa privada para avaliação de riscos e Plano de segurança portuária
Uma importante parceria entre o Governo do Município de Porto Belo através da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Associação das Construtoras e Incorporadoras do Município – ACIP e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Belo – CDL está sendo firmada para que um passo importante na liberação do Alfandegamento seja dado.
As empresas contratarão a empresa HNS PORT CONSULTING & SECURITY para a elaboração do estudo de avaliação de risco e do plano de segurança pública portuária – PSPP.
Além das construtoras que compõem a ACIP, as empresas associadas à CDL – Pixel Informática, Sorveteria Mauca, Farmácia Marbella, Mar Doce Lar Hering, Panela de Barro, Pé na Areia Calçados, Lu Arcari Café, Marina Atlântida, Ilha de Porto Belo, DaIlha Restaurante, Casa do Turista e Sicredi, também participaram da parceria, confirmando que empresas de todos os tamanhos podem contribuir com o desenvolvimento da cidade.
O estudo de avaliação de risco e do plano de segurança pública portuária são algumas das condições para que o Alfandegamento seja liberado. O processo abre as portas para a entrada e saída de viagens internacionais de passageiros através do píer da cidade, possibilitando o aumento das escalas de navios em Porto Belo. Com o alfandegamento, cada navio terá que ser devidamente nacionalizado ao entrar no país, passando pela liberação dos órgãos competentes, como a Polícia Federal e a Receita Federal. Portos com alfandegamento, como será o caso agora de Porto Belo, terão maior facilidade em proceder com essas escalas, tornando as rotas de navegação mais fluidas e atraindo novos companhias para a cidade.