Porto Belo segue sendo referência em Atenção Primária à Saúde
Novamente o município de Porto Belo obteve excelente desempenho no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que avalia os processos de trabalho das Unidades Básicas de Saúde, através de Indicadores Estratégicos. Com uma nota de 9,53, Porto Belo lidera o ranking na Região da Foz do Rio Itajaí, seguido por Ilhota com 8,96, Penha com 8,65, Bombinhas com 8,59 e Balneário Piçarras com 8,51. Esses resultados ressaltam o compromisso de Porto Belo com a excelência na prestação de serviços de saúde.
A nota 9,53 é resultado da avaliação do último quadrimestre avaliado (Q3/2023), sendo esta, substancialmente maior do que as médias estadual e nacional (8,32 e 8,06, respectivamente). Porto Belo supera ainda a média de alcance quando comparado a municípios de porte populacional similar.
Desde a implementação do Programa Previne Brasil em 2020, o Governo de Porto Belo em articulação e parceria com os Profissionais da Atenção Primária, tem investido em capacitação dos Servidores, realizando análises periódicas de dados e reuniões estratégicas com o objetivo de otimizar os processos de trabalho. Dessa forma, foi possível identificar potencial para melhorias, planejar, implementar e avaliar estratégias de forma que o trabalho dos profissionais de saúde possam resultar em qualidade e eficácia crescentes, promovendo ações e serviços em saúde de maneira humanizada, resolutiva, eficiente, e comprometida com o bem-estar dos usuários.
Os dados apresentados têm como base os resultados extraídos do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB, consultados em 31 de janeiro de 2024. Esses números refletem o compromisso contínuo de Porto Belo em oferecer atendimento de saúde humanizado, resolutivo e eficiente, sempre focado no bem-estar dos usuários.