Porto Belo realiza roda de conversa em alusão ao Maio Laranja

Em alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV de Porto Belo, mantido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Assistência Social, juntamente com o CREAS/CRAS tem realizado ações que abordam o tema. Uma das ações realizadas foi a Roda de Conversa, conduzida por psicólogos e demais profissionais de diferentes áreas que compõem a Rede de Apoio. As atividades foram realizadas com crianças e adolescentes, visando amplificar a conscientização e a disseminação de informações sobre a exploração infantil. Na Roda de Conversa, foram abordadas ações como o Semáforo do Toque do Corpo, uma ferramenta utilizada para ensinar sobre os limites e autoproteção para crianças e adolescentes. A conversa foi conduzida pelos psicólogos do CREAS André Dewes e Andressa Ferraz, psicóloga do SCFV Carol Moares, pela Orientadora Social Aline Campos e com a participação da Diretora da Mulher, Aline Motta. Para Daiana Bach, coordenadora do CREAS, essas ações representam um passo significativo na garantia de proteção às crianças e aos adolescentes. “É muito importante oferecer esse acolhimento enquanto rede de proteção, e assim reforçar e orientar também sobre essa temática tão importante que perpassa o calendário de Maio que é alusivo a ação.” Afirma Daiana, que relata a importância da ação conjunta com o coordenador do SCFV/CRAS, Alex Madeira. Além de oferecer suporte a população que vivencia situações de vulnerabilidade sociais, o SCFV oferece novas oportunidade de reflexão sobre a realidade social, contribuindo para o planejamento de estratégias e construção de novos projetos de vida.