Porto Belo institui Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto

No intuito de enfrentar um desafio de saúde pública que afeta muitas mulheres, o Governo do Município de Porto Belo instituiu a Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto. Formalizada pela Lei Municipal nº 3462/24, de autoria da vereadora Silvana Stadler, a Semana visa abordar os espectros de transtornos depressivos e ansiosos que frequentemente acometem mulheres nos primeiros seis meses após o parto. O principal objetivo da Semana é identificar precocemente mulheres que possam ser portadoras da doença ou que apresentam evidências, visando prevenir sua manifestação. Além disso, busca estimular estudos e pesquisas sobre o diagnóstico e tratamento da depressão pós parto, disseminar informações sobre o tema e promover a conscientização tanto entre pacientes quanto entre profissionais de saúde que atendem mulheres durante o período pré-natal e puerperal. As atividades previstas para a Semana incluem seminários, workshops, palestras e distribuição de material educativo, entre outras iniciativas que visam ampliar a divulgação e tornar mais eficaz a abordagem na Rede Municipal de Saúde do Município. A Semana de Prevenção e Combate à Depressão será celebrada anualmente na segunda semana do mês de maio, estabelecendo um compromisso com a conscientização e a promoção da saúde mental materna.