Porto Belo abre abrigo temporário para pessoas em situação de rua
O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Assistência Social abriu nesta quarta-feira (14) o abrigo temporário para acolher pessoas em situação de rua em períodos de frio intenso. Já na primeira noite, a equipe técnica responsável pelas abordagens acolheu quatro pessoas. Este é o segundo inverno que o Município mantém o abrigo temporário.
O abrigo permanece aberto das 19h às 7h e já na primeira noite, das quatro pessoas acolhidas, duas aceitaram voltar para o convívio familiar e receberam apoio da Secretaria de Assistência Social para retorno às suas cidades.
O prefeito de Porto Belo Joel Lucinda explica a importância destes espaços, não apenas para retirar as pessoas das ruas e do frio, mas para que tenham acesso facilitado a outros serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social. “Vivemos em uma região em que o frio no período de inverno é rigoroso e precisamos pensar nas pessoas que não tem condições de se aquecerem neste período. Desde que assumimos a gestão do Município de Porto Belo mantemos o abrigo temporário durante o inverno e temos tido bons resultados. Nem todos aceitam ir, mas os que vão recebem uma estrutura adequada, além do apoio e atenção da nossa equipe, habilitada para este tipo de serviço” – explica o prefeito.
As pessoas que aceitam ir para o abrigo temporário recebem cobertores, colchão e alimentação. Os colchões do abrigo são envoltos em plástico, para isolar o frio. As pessoas que não aceitam ir para o abrigo recebem também um cobertor, além de um café para esquentar.