Cuidados em relação ao abuso sexual é abordado de forma lúdica com alunos do NDI Clube do Cebolinha

 

A informação é sempre o melhor caminho e é preciso ter acesso a ela desde muito cedo. Pensando principalmente na prevenção, alunos do Maternal IIB do NDI Clube do Cebolinha, da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo, participaram de um momento divertido, mas muito importante. Através da leitura da história “Pipo e Fifi para bebês” e da música ilustrada “Nisso e Naquilo: Boneca JuJu”, as crianças aprenderam sobre os alertas e cuidados com o corpo.
O abuso sexual é uma realidade preocupante que afeta crianças em todo o mundo, inclusive na primeira infância. Estudos estatísticos indicam que um número significativo de crianças são vítimas de abuso sexual antes dos seis anos de idade. Essa realidade alarmante exige ações preventivas e de conscientização para proteger as crianças desde os primeiros anos de vida.
Os trabalhos foram desenvolvidos pela professora Selma Cristina da Cunha Pereira, juntamente com as auxiliares Edjane Reis e Marli Chagas, considerando ser este o estágio ideal para repassar a informação, apropriada à idade, sobre segurança e limites pessoais. Ao fornecer às crianças conhecimento sobre seus corpos, toques apropriados e inadequados e o conceito de consentimento, pode-se mudar a realidade do futuro em relação a abusos sexuais.