Evento marca lutas contra violências neste dia 18 de maio em Porto Belo

Duas lutas importantes marcaram a quinta-feira, dia 18 de maio, no Município de Porto Belo. A equipe do Governo Municipal através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social estiveram envolvidas em um evento que marca o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também a Luta Antimanicomial. A união dos dois temas vai de encontro com a proposta de unir os esforços da rede de apoio para marcar a data e lutar juntos contra as violências.
O evento aconteceu no Parque da Lagoa do Perequê e contou com palestras e oficinas sobre os temas, que ocorreram com apoio de profissionais da cidade e região. O evento foi aberto ao público, mas contou com a participação especial de alunos da Rede Municipal de Ensino.
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio e remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido na cidade de Bauru (SP) no ano de 1987. O Município de Porto Belo conta com a estrutura do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, voltado às pessoas com transtorno mental severo e persistente e seus familiares. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas.
A mesma data faz referência ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem o objetivo de mobilizar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.