Governo de Porto Belo encaminha Projeto de Lei à vereadores que autoriza o pagamento à empresa para manutenção da Ponte do Rio Perequê

Seguindo os trâmites legais para contratação de empresa em critério emergencial, entrará em tramitação nesta segunda-feira (24) na Câmara de Vereadores de Porto Belo o Projeto de Lei 027/2023, encaminhado pelo Poder Executivo, que libera a utilização de recursos próprios para a contratação da empresa responsável a executar a obra de manutenção na Ponte do Rio Perequê. O projeto considera a urgência da situação, principalmente em relação aos problemas enfrentados quanto ao fluxo de trânsito existente na malha viária municipal, após a interdição total da estrutura. Os trabalhos de manutenção devem ser iniciados já nesta semana e o prazo para liberação é de menos de 20 dias.

A obra consiste no serviço de reparo e reforço da estrutura da ponte sobre o Rio Perequê, atendendo as necessidades apontadas no último laudo contratado pelo Município de Porto Belo, que prevê a liberação após a execução do projeto.

A contratação da empresa foi realizada através de Dispensa de Licitação, considerando a situação de emergência, sendo vencedora a empresa CONSTRUTORA NATINHO LTDA, que possui experiência na construção e manutenção de pontes. Os vereadores, que já tem conhecimento do projeto e das necessidades de reparos na ponte, já receberam o Projeto para leitura e avaliação.

Em relação ás recomendações previstas no laudo, é necessário realizar a retirada das estruturas de madeiras utilizadas pelos pescadores e banhistas que estão afixadas na estrutura, instalar postes com limitação de altura para evitar a passagem de veículos pesados, deve ser retirado o concreto desagregado sobre as armaduras expostas, as armaduras escovadas, deve ser aplicado produto anticorrosão nas armaduras expostas, além de ser aplicada camada de argamassa de cimento e areia, na forma de duas demãos de chapisco. Toda a área a ser recuperada deve ser rebocada e o cobrimento final da armadura não deve ser inferior a 2,5cm. Também será feita uma colagem e fixação de chapas de aço.

Após a liberação da ponte para passagem de veículos, o Município realizará, conforme prevê o laudo, vistorias serão realizadas periodicamente.