Porto Belo estuda novos sistemas de Saneamento Básico

Município busca novidades no mercado, com sistemas modernos e eficazes.

Buscando tornar o sonho do Saneamento Básico realidade, o Governo do Município de Porto Belo tem buscado conhecer novos sistemas, mais modernos e eficazes, que sejam adequados para a região. Na última semana, a equipe conheceu um sistema de tratamento unifamiliar ou multifamiliar, que utiliza a biotecnologia para o tratamento.

Este primeiro sistema apresentado é visto como um sistema de alto desempenho, que adota um consorcio de bactérias humanas com microrganismos que degradam matéria orgânica, que aumenta a eficiência do tratamento, utilizando pouco espaço para instalação. O sistema realiza a quebra completa da matéria orgânica, gerando somente gases e a geração de lodo se torna praticamente insignificante.

Um dos pontos positivos deste primeiro sistema é a possibilidade de ser instalado de forma particular, em empreendimentos, prédios e qualquer outra unidade habitacional. A instalação dos tanques é de baixa complexidade, e o descarte do efluente pode ser realizado em sumidouro ou vala de infiltração.

Em paralelo, está em andamento no Município um estudo que avalia a melhor forma para prestação de serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto. O objetivo da gestão municipal é agilizar o processo e encontrar a forma mais prática e eficiente para o tratamento do esgoto na cidade. O Saneamento Básico é prioridade para o Governo do Município de Porto Belo e a equipe de trabalho deve conhecer outros sistemas nas próximas semanas.