Porto Belo movimenta a economia local com quase 5 mil Meis ativas

Aproximadamente mil atendimentos foram disponibilizados à população em 2022 somente de forma presencial

O município de Porto Belo encerra 2022 com saldo positivo quando o assunto é empreendedorismo. Só neste ano, 719 atendimentos – de forma presencial, foram realizados na Sala do Empreendedor, com 93 Meis formalizadas. No total, 4.596 empresas estão ativas. Ao longo de todo o ano, a população teve acesso gratuito a consultorias sobre gestão, planejamento, marketing e finanças, por exemplo. Além de cursos e capacitações disponibilizados ao servidor público, visando a desburocratização. Esse trabalho de qualidade oferecido à população portobelense garantiu o Selo Prata de Referência em Atendimento Sebrae. O resultado é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.
“Ficamos felizes pelos indicadores apresentados, demostrando o ambiente favorável que Porto Belo vem criando para incentivar o empreendedorismo, buscando desenvolver todos os setores da cidade, pondera o agente de Desenvolvimento Local, Antonio Ivo Dal Piva.
A Sala do Empreendedor é um local de atendimento da Prefeitura Municipal que facilita o processo de abertura de empresas. Os atendimentos estão voltados às pessoas que desejam abrir um novo negócio ou simplesmente regularizar os seus serviços. O espaço tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06 – também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), informações e Orientações Sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada. Além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).
“Percebemos pelos dados, a força empreendedora da população. Mas sem dúvida, o estímulo ao fomento da economia local por meio do Poder Público. O município tem avançado em todos os setores e esse resultado nos mostra que a cidade está no caminho certo”, parabeniza o gerente Regional do Sebrae SC, Alcides Sgrott Filho.