Capitão Charles Moore participou da Semana Lixo Zero de Porto Belo

O oceanógrafo americano Charles Moore, descobridor da ilha de lixo no oceano Pacífico, visitou Porto Belo na tarde deste domingo, 25. A ação faz parte da programação da Semana Lixo Zero, que conta uma série de atividades de conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos. O oceanógrafo visitou a Ponta do Araçá, Caixa D’Áço, a orla do Centro e Ilha de Porto Belo.

A relação com o meio ambiente do Capitão Moore começou no final da década de 90, quando em uma de suas viagens pelo Pacífico, observou a grande quantidade de lixo que se acumulava nas águas do Oceano. Após a descoberta, Charles Moore e uma equipe de cientistas começaram a desenvolver metodologias para que a quantidade de lixo plástico pudesse ser medida por amostragem, juntamente com esforços para identificação do tipo e da origem do lixo encontrado. Os resultados das pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos são alarmantes.

Para o capitão a população tem que mudar os hábitos. “As pessoas devem viver sua vida com mais simplicidade. Todos queremos ter uma vida mais bonita, as vezes a beleza está na simplicidade”, explica o capitão.

A ingestão de plástico é hoje a segunda maior causa da morte de animais marinhos, atrás apenas da pesca comercial e, as causas do aumento do lixo marinho, estão relacionadas diretamente ao despejo de lixo urbano nos rios mundiais.

Moore tem a grande preocupação de identificar maneiras para que se possa conter esse acúmulo progressivo de lixo, tentando assim diminuir os enormes impactos causados às espécies marinhas e aos oceanos. “As pessoas devem parar de poluir os oceanos com plásticos ou qualquer outras coisa, temos que instaurar uma cultura de reciclagem e desperdício zero”, esclarece o capitão.

Participaram da visita o prefeito Evaldo Guerreiro, o vice, Giovanni Voltolini, e as equipes da Fundação do Meio Ambiente e da empresa Mais Eco, responsável pela coleta seletiva no município, e demais secretários e presidentes de fundação. A Semana Lixo Zero está repleta de atividades de conscientização, que prometem alertar moradores para o consumo consciente e processo de reciclagem.