AMFRI solicita audiência pública com Ministro para debater proibição da pesca da corvina

A pesca da corvina desempenha um papel crucial na economia de Santa Catarina

Atendendo uma solicitação dos Prefeitos e Prefeita da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) na Assembleia Geral realizada na última sexta-feira (19), a entidade prepara um ofício ao Ministro da Pesca e Aquicultura, André Carlos Alves de Paula Filho, demonstrando preocupação referente a proibição da pesca da corvina, manifestando total oposição a essa medida, e propondo uma audiência pública para discussão do tema.

A pesca da corvina desempenha um papel crucial na economia de Santa Catarina, fornecendo meios de subsistência para comunidades costeiras, contribuindo para a segurança alimentar e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico. A demanda também passa pelo Colegiado de Agricultura e Pesca da AMFRI.

“São mais de 35 municípios de Santa Catarina envolvidos na atividade de pesca da corvina, com destaque para aqueles abrangidos pela AMFRI, que respondem por aproximadamente 65% da captura do Estado”, pontua o Presidente da AMFRI e Prefeito de Ilhota, Erico de Oliveira.

Dados de 2022 apontam que a corvina foi a espécie mais capturada em Santa Catarina, totalizando mais de 20 mil toneladas entre capturas industriais e artesanais – isto equivale a um valor de mais de 200 milhões de reais ao ano na economia catarinense. Além disso, no mesmo ano, as exportações de corvina no Estado alcançaram quase 10 milhões de dólares.

“Enviaremos o ofício na próxima semana e aguardaremos retorno do Ministério da Pesca e Aquicultura para que possamos reverter a situação e atender nossos pescadores”, conclui o Presidente da AMFRI.