Eleições para o Conselho Tutelar acontecem neste domingo em Porto Belo
No próximo domingo (01) acontece mais uma eleição para conselheiros e conselheiras tutelares no Município de Porto Belo. O voto é facultativo, mas a escolha é de extrema importância para os trabalhos de proteção e garantia dos direitos das crianças. A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A urnas eletrônicas para votação estarão disponíveis em oito pontos estratégicos, que já funcionam como local de votação em eleições tradicionais, facilitando o acesso e a participação dos cidadãos. Os eleitores devem votar no colégio eleitoral do bairro onde mora, tendo em mãos o título de eleitor e documento com foto. As urnas estarão disponíveis na E.B.M Olinda Peixoto (no bairro Jardim Dourado), E.E.B Tiradentes (no Centro), E.E.B Professora Nair Rebelo dos Santos (no Vila Nova), E.M Fidelis Antônio Garcia (no Sertão de Santa Luzia), E.M Maria Benta (no Alto Perequê), E.M Pedro Alemão Antônio Richartz (no Alto Perequê), N.D.I Alda Furtado dos Santos (no bairro Santa Luzia) e N.D.I Antônio Manuel dos Santos (no bairro Araçá).
Cinco vagas estão disponíveis para o Município de Porto Belo, para um mandato de quatro anos, iniciando em janeiro de 2024. O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, atuando como um elo entre a comunidade, as instituições e o poder público. Este órgão é responsável por zelar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e por intervir em situações de violência, negligência e abuso.
A participação ativa da comunidade nas eleições para o Conselho Tutelar é crucial para assegurar que os representantes eleitos estejam alinhados com os interesses e necessidades locais. Cada voto conta e contribui para a formação de um conselho forte e comprometido.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar é uma oportunidade valiosa para a comunidade expressar sua confiança e apoio aos candidatos que acreditam na importância da proteção e bem-estar das crianças e adolescentes.