Turma do pré da E.M. Nair Rebelo dos Santos aprendem brincando
A turma de 26 crianças do pré da E. M. Professora Nair Rebelo dos Santos passa por processo de letramento diferenciado. A professora Tatyane Maris Amaral de Souza desenvolve um projeto onde as crianças aprendem brincando.
Na tarde desta terça-feira, 23, as crianças receberam a visita do músico Therique Guedes, que levou uma flauta para a sala de aula. A atividade está auxiliando as crianças a aprender sobre a letra ‘F’ do alfabeto. Por meio de músicas da flauta e outras atividades lúdicas, os pequenos são letrados como se estivessem brincando.
É assim, desde o início do ano, que a professora trabalha com o objetivo de desenvolver a aprendizagem do alfabeto. Com a letra ‘A’, a turma conheceu a história da abelha chocolateira e brincaram através de várias atividades.
Para aprender a letra ‘B’, uma bola de pilates e também a brincadeira da batata quente foram bastante utilizadas em sala de aula. “No momento de trabalharmos a letra ‘C’ trabalhei a corrida da centopeia, que também desenvolve a agilidade e concentração das crianças, além da corrida da cobra”, explica a Tatyane.
Segundo a professora, cada letra é trabalhada por um período de pouco mais de uma semana. “Primeiro desenvolvo diversas atividades lúdicas, trabalhamos histórias da literatura, fazemos brincadeiras até o momento de escrever a letra no caderno, desenhá-la e assim o aprendizado se torna divertido, garante Tatyane.
Todas as ações para a alfabetização da turma também recebem o apoio da monitora Priscila Fatuchi dos Santos. Para ensinar a letra ‘H’ para as crianças, a professora já está planejando a presença de um músico que possui o instrumento mais antigo da história, a Harpa.