Porto Belo dá início à estudos para o Sistema Viário

O Governo do Município de Porto Belo publicou nesta terça-feira (24) o Processo Licitatório, na modalidade Pregão Eletrônico, para Contratação de empresa especializada na elaboração de estudos e pesquisa do Sistema Viário e da Circulação de tráfego para desenvolvimento do Plano de Circulação viária de Porto Belo 2023/2024. O Projeto deve ser implantado em duas etapas, que consistem no Estudo e pesquisa do sistema viário e circulação de tráfego e o estudo preliminar de alternativas de traçado para criação de nova via arterial de ligação, visando formar um sistema binário com a Avenida Governador Celso Ramos, entre os bairros Vila Nova e Centro.
O prefeito Joel Lucinda ressalta que este é um dos principais projetos desta Administração, considerando o crescimento de Porto Belo e o atual cenário do trânsito na cidade. “Não podemos mais manter o trânsito e a trafegabilidade da forma como está, precisamos pensar na cidade do futuro, em um lugar ainda melhor para morarmos. Assim que assumi a gestão começamos a fazer análises para a reorganização da circulação viária em Porto Belo e agora conseguimos dar este importante passo, que é a contratação da empresa que fará os estudos e definições para a trafegabilidade” – destaca o prefeito.
A necessidade de novos estudos para reorganização do trânsito se dá devido ao desenvolvimento de Porto Belo e o aumento significativo da população, que passou de 15.986 em 2010 para 27.688 em 2022. O Sistema Viário de Porto Belo se ramifica a partir das interligações intermunicipais da BR 101, Meia Praia – Itapema, Bombinhas e Tijucas. Com o estudo e reorganização, busca-se a ampliação dos trajetos para acompanhar o crescimento populacional e volume de novas edificações andamento na cidade.
O cenário atual é de que em toda malha viária, a circulação de tráfego opera em sentido duplo, havendo muitos conflitos em cruzamentos e congestionamentos, considerando ainda o fato de ser Porto Belo o único trajeto ao Município de Bombinhas.
O Plano a ser realizado, na sua 1ª e 2ª Etapa, será fundamentado em Contagens de Veículos a serem realizadas em 16 Pontos no total e na 2ª Etapa será elaborado um Estudo Preliminar de alternativas de traçado, para criação de uma Nova Via Arterial, Ligação Paralela, para formar um Sistema Binário com a Av. Gov. Celso Ramos, trecho do funil, entre a Vila Nova e o Centro.