Porto Belo começa implantação do projeto Eco Óleo

A prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Famap), começou nesta segunda-feira, 7, a instalação dos recipientes para a coleta de óleo do Projeto Eco Óleo, lançado na última semana. Nesta primeira fase, a equipe da empresa credenciada “Saúde e Meio Ambiente” iniciou a instalação nas escolas do município.

Além das unidades escolares, serão instalados pontos de coleta em lugares estratégicos da cidade como postos de combustíveis, supermercados e prédios públicos. A empresa passará nos pontos para efetuar o recolhimento do material a cada quinze dias ou dependendo da demanda. Além disto, a FAMAP e secretaria de Educação irão promover ações de conscientização sobre a importância da separação do óleo dos demais resíduos.

Segundo o presidente da Famap, Nelson Ricardo dos Passos, os moradores poderão depositar o óleo recolhido em garrafas de plástico no ponto mais próximo. “O trabalho de conscientização esclarecera aos pais e alunos sobre a importância da destinação correta do poluente”, reforça Nelson.

A proposta é que o material coletado seja revertido em biodiesel, combustível biodegradável. O óleo é um dos principais poluentes do mar e o novo hábito vai fazer com que se dê o destino correto ao material. O trabalho é feito pela própria empresa credenciada para participar do projeto.