Escolas de Porto Belo recebem livros sobre biodiversidade cultural através de acadêmica da UFSC

A acadêmica do curso de Ciências Biológicas da UFSC Letícia Lídia Voltolini intermediou a entrega de um exemplar do livro “Diversidade Biocultural na Escola – Reflexões e práticas para professoras e professores” para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo.
O livro é uma realização da UFSC e o Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica – ECOHE, com apoio da FMP – Faculdade Municipal de Palhoça, com organização de Sofia Zank, Natalia Hanazaki, Nivaldo Peroni e Carolina Levis. A aluna Letícia Lídia Voltolini, também é ilustradora de alguns livros já publicados pela UFSC e outros ainda em produção, além de ilustrar artigos científicos da área.
O livro é voltado pra professoras e professores do Ensino Básico, como um apoio na abordagem da diversidade biocultural, que reconhece e valoriza a interconexão fundamental entre a diversidade biológica (ou biodiversidade) e a diversidade cultural das comunidades humanas. Os capítulos abordam temas que devem ser, com urgência, inseridos na visão cotidiana sobre as comunidades, espaços e conceitos que cercam as pessoas, sendo ou não professores.
Letícia é ex-aluna da Rede Municipal de Ensino de Porto Belo e viu a oportunidade de contribuir com a educação em seu Município. “Surgiu a oportunidade, através da Profa. Dra. Natália Hanazaki, de levar exemplares para todas as Escolas da rede e assim pude contribuir com o compartilhamento destas informações” – explica.
Na divulgação do livro também aconteceu um curso online de formação pra professores com a mesma temática e usando o material do livro como base.